Etapas da tecnologia(5)

J. Presper Ecker

1951
O Univac foi o primeiro computador comercializado. Projetado por J. Presper Ecker e John Mauchly, executava 1905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão.

Heinz Nixdorf

1952
Heinz Nixdorf fundou a Cia. Nixdorf Computer Corporation, na Alemanha. Ela permaneceu como uma corporação independente até a sua união com a Siemens, em 1990.

IMB 701

1953
A Internation Business Machines lança seu primeiro computador digital, o IBM 701. Como primeiro computador da marca comercializado, foram vendidas 19 máquinas em três anos.

Transistors

1954
O gênio da matemática Alan Turing publicou o livro “On Computable Numbers” propondo questões significativas sobre programação e inteligência humana. Utilizou suas aplicações de lógica no desenvolvimento do conceito de máquina Universal.
A Texas Instruments anunciou o inicio da produção dos transistors.

Tradic

1955
Anunciado pelos laboratórios AT&T Bell, o Tradic foi o primeiro computador transistorizado, possuindo aproximadamente 800 transistores no lugar dos antigos tubos de vácuo, o que lhe permitia trabalhar com menos de 100 Watts de consumo de energia.


TX-O

1956
No MIT (Massachussets Institute of Technology) pesquisadores começaram a testar entrada de dados em teclados de computadores.
No mesmo lugar começaram os testes com o primeiro computador com transistors o TX-O(Transistorized Experimental computer).

Ken Olsen

1957
Um grupo de engenheiros liderados por Ken Olsen deixaram o laboratório Lincon do MIT e fundaram a Digital Equipment Corporation. Neste ano também foi descoberta uma nova linguagem: a Fortran, que permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções.

Jack Kilby

1958
Jack Kilby criou o primeiro circuito integrado na Texas Instrument para provar que resistores e capacitores poderiam existir num mesmo pedaço de material semicondutor. Seu circuito era formado por uma lasca de germânio e cinco componentes ligados por fios. A NEC do Japão construiu o primeiro computador eletrônico do Pais, o NEAC.

7030 o famoso STRETCH

1959
A serie 7000 de mainframes IBM foi a primeira de computadores transistorizados da companhia. No topo da linha de computadores estava o 7030, também conhecido como STRETCH. Sete computadores, os quais usavam palavras de 64 bits e outras inovações, foram vendidos para laboratórios nacionais e outros usuários científicos. L.R. Johnson foi o primeiro a usar o termo “arquitetura” para descrever o STRETCH.

DataPhone

1960
Desenhado o Dataphone, primeiro modem comercial, especificamente para converter sinais digitais de computador em sinais analógicos para a transmissão através de suas redes de longa distância. Uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono desenvolveram o COBOL, Common Business Oriented Language, a primeira linguagem voltada para o uso em programação. A IBM cria a primeira fábrica em massa de transistors em Nova York.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: