Etapas da tecnologia (3)

Espanha

1878
Romon Verea, vivendo em Nova York, inventa uma calculadora com uma tabela multiplição interna; isto é bem mais fácil do que girar engrenagens ou outros métodos. Ele não estava interessado em colocar em produção, ele apenas quis mostrar que os espanhóis podiam inventar como os Americanos

Arithmometer

1885
Uma calculadora de multiplicação mais compacta que a Arithmometer e entra em produção em massa. A produção é mais ou menos simultânea com a invenção de Frank S. Baldwin, dos Estados Unidos, e T. Odhner, suiço morando na Rússia, : Um disco com pinos que podem estender e retrair.

Tabulating Machine

1890
O censo dos Estados unidos. Em 1880 o censo levou sete anos para ser completado , já que todos os cálculos foram feitos a mão em papel de jornal. Pelo aumento da população imaginou-se que o censo de 1890 levaria mais de 10 anos – então um concurso foi feito para achar o melhor método. Este concurso foi vencido por um empregado do Censo, Herman Hollerith, que viria a fundar a Tabulating Machine Company, que se transformou na IBM. Herman pegou emprestado a idéia de Babbage de usar cartões perfurados(veja 1801) para fazer o sistema de memória. Com este método usado em 1890, o resultado (62,622,250 pessoas) ficou pronto em apenas 6 semanas. Com o sistema de memória a análize dos resultados foi bem mais fácil mas, apesar de ser mais eficiente, o custo do Censo de 1890 custou o dobro (exatamente 198%) do de 1880.


Máquina de James Power

1910
James Power projetou novas máquinas de recenseamento , dando continuidade a idéia de Hollerith .

Peça de Xadrez

1914
Outro espanhol , Leonardo Torres Quevedo , construiu em 1914 uma máquina que simulava determinados movimentos das peças de xadrez.



1924

Para ampliar seus negócios, a TMC (Tabulation Machine Company), fundada em 1896 por Herman Hollerith, se uniu com duas pequenas empresas para formar a CTRC (Computing Tabulation Recording Company), em 1914.
Em 1924, a CTRC se tornou uma empresa internacional e mudou seu nome para IBM (Internacional Business Machine).

Alan Turing

1936
Alan M. Turing (1912-1954) matemático inglês, desenvolveu a teoria de uma máquina capaz de resolver todo o tipo de problemas , chegando a construção teórica das Maquinas de Turing

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: