Etapas da tecnologia(2)

Livros

868 D.C.
Na China é impresso o primeiro livro

Relógio Mecânico

1088 D.C.
Na China é inventado o primeiro relógio mecânico.

Barras de Napier

1614
Scotsman John Napier (1550-1617) publicou um texto sobre o descobrimento do logaritimo. Napier também inventou o systema de rods ( referido como os Rods de Napier ou os ossos de Napier). Isto fez com que fosse possível multiplicar, dividir, calcular a raiz quadrada e cubica girando-se os rods, e colocando-os em placas especiais.

Wilhel Schickard

1623
Wilhel Schickard (1592-1635), em Tuebingen, Wuerttemberg (agora Alemanha), Criou o “Relógio Calculador”. Este instumento era capaz de somar e subtrair 6 digitos, e em caso do resultado ser maior do que 6 digitos ele tocava um sino. As operações eram feitas por manivela, que girava e os números mudavam, como no contador de K7 dos nosso dias.

Pascaline

1642
Francês matemático, Blaise Pascal construiu a máquina que somava ( a “Pascaline”) Apesar de bem inferior ao “Relógio Calculador” do Schickard (veja 1623), a máquina do Pascal se tornou mais famosa. Ele vendeu dúzias de exemplares da máquina em varias formas, conseguindo executar até 8 dígitos.


Gottfried Wilhelm

1672
Depois de muitas tentativas, finalmente é inventada em 1672 a primeira máquina de calcular capaz de desenvolver as quatro operações matemáticas (soma, subtração, divisão e multiplicação) e ainda raiz quadrada. Essa grande conquista foi atribuída ao matemático Gottfried Wilhelm Von Leibnitz que aprimorou a máquina de Pascal e obteve a calculadora universal.

Primeira máquina programável

1801
O tear automático era um tear com encontrada de dados por meio de cartões perfurados para controlar a confecção de tecidos e seus respectivos desenhos. Foi criado em 1801 por Joseph Marie Jackuard e pode ser considerada a primeira máquina mecânica programável da história.

Máquina de diferenças

1822

As máquinas de diferenças foram idealizadas pelo professor e matemático da Universidade de Cambridge, Charles Babbage, em 1822. Era um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas capaz de computar e imprimir extensas tabelas científicas. Apesar de tantas vantagens, esta máquina nunca chegou a ser construída por causa das limitações tecnológicas da época.

Suécia

1834
George Scheutx, de Estocolmo, produziu uma pequena máquina de madeira, depois de ler uma pequena descrição do projeto de Babbage.

George Boole


1848

O Inglês Matemático George Boole inventa a álgebra binária booleana, abrindo o caminho para o desenvolvimento de computadores quase 100 anos depois

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: