Diferença entre Ciclone,Tornado e Furacão

Com o aumento de fenômenos naturais, como o ciclone que passou por Mianmar, é comum ficarmos em dúvida sobre a relação entre furacão, tornado e ciclone. Então nada melhor do que buscar informações para entender o que significa cada um deles.

Furacão Catarina

Apesar de serem confundidos, tornados e furacões são fenômenos distintos. Entenda o porquê.

Furacão

O furacão é uma tempestade ciclônica com ventos muitos fortes, que se forma nos oceanos, entre as regiões tropicais, pois é de lá que ele obtém a sua energia. Sua curva se assemelha a uma parabólica, e giram no sentido horário (no hemisfério sul) ou anti-horário (no hemisfério norte) e medem de 200 km a 400 km de diâmetro.

Por razões históricas, os furacões que se formam no Oriente (no oceano Índico e no leste do oceano Pacífico) são geralmente chamados de tufões.

Tornado

O tornado é uma tempestade ciclônica intensa, que pode se formar sobre a terra ou sobre o mar, com aparência de uma coluna móvel afunilada, caracterizada pela rápida ascensão de ar quente e úmido de baixa altitude em direção as partes mais altas da atmosfera.

Ciclone

Um ciclone é um movimento de grande escala que pode ocorrer tanto na atmosfera como no oceano, caracterizado por um giro realizado pelo ar ou pela água ao redor de uma área de baixa pressão na atmosfera ou no oceano.

São os responsáveis pelas instabilidades climáticas em quase todas as regiões da Terra, ou seja, é uma formação produzida por grandes massas de ar em alta velocidade de rotação, e que favorece a formação de nuvens e precipitações.

Os ciclones classificam-se em tropicais e extratropicais. Os ciclones tropicais tendem a ser mais violentos que os de latitudes médias e às vezes causam grande devastação.

  • Ciclone tropical é um sistema tempestuoso caracterizado por um sistema de baixa pressão, por trovoadas e por um núcleo morno, que produz ventos fortes e chuvas torrenciais. Atribui-se sua existência ao contato do ar tropical com o ar equatorial, em progressão para o norte, durante o verão boreal, ou para o sul, no verão austral.
  • Ciclone extratropical, às vezes chamado de ciclone de média latitude, são perturbações ocasionadas por centros de baixa pressão. Ocorre nas latitudes médias da Terra, não tendo características tropicais nem polares, e em virtude da configuração gráfica que apresentam, em forma de depressão, foram também denominados depressões barométricas.

Categorias de força e destruição

Para classificar a força e a destruição de um ciclone ou furacão, existem duas escalas:

  • Escala Saffir-Simpson, que considera a pressão medida no centro do fenômeno, velocidade dos ventos e tempestades provocadas pelo furacão.
  • Escala Fujita (ou Fujita-Pearson Tornado Intensity Scale), que mede a intensidade dos tornados. Foi batizada com este nome em homenagem ao falecido cientista de tornados, Dr. Ted Fujita da Universidade de Chicago.

A Escala Fujita mede a intensidade dos tornados de modo semelhante que a Escala Saffir-Simpson mensura a intensidade dos furacões.

Confira a tabela da Escala Fujita:

Classificação Velocidade dos ventos (km/h) Largura da trilha (metros) Comprimento da trilha (km) Danos provocados
F0 65 – 115 3 – 20 0 – 2 Leves
F1 115 – 180 10 – 100 1 – 5 Moderados
F2 180 – 250 50 – 500 2 – 20 Fortes
F3 250 – 330 500 – 1000 5 – 60 Severos
F4 330 – 420 1000 – 2000 10 – 150 Devastadores
F5 420 – 530 2000 – 5000 10 – 500 Incríveis

 

~Laion

About these ads

3 respostas a Diferença entre Ciclone,Tornado e Furacão

  1. AlecsanderFelipe diz:

    Vo utilizar esse blog para trabalhos escolares 8)
    ——————–
    Eh

  2. darckdan1 diz:

    gostei desse blog usei isso em trabalhos escolar

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: